🔓 “Morda meu coração na esquina” reúne obra poética de Roberto Piva

Organizada pelo crítico e colunista do "Rascunho" Alcir Pécora, obra traz ainda textos de Claudio Willer, Eliane Robert Moraes e Davi Arrigucci Jr.
O poeta Roberto Piva, que tem sua obra poética reunida em “Morda meu coração na esquina”
17/02/2023

Toda a obra do poeta paulista Roberto Piva foi reunida em um único volume. Morda meu coração na esquina, que sai pela Companhia das Letras, chega às livrarias em 10 de março. Com organização do crítico e colunista do Rascunho Alcir Pécora, a obra perfaz a trajetória de Piva, livro a livro, e traz textos de Claudio Willer, Eliane Robert Moraes e Davi Arrigucci Jr. A edição inclui ainda poemas esparsos, cronologia do autor e imagens publicadas na edição original de Paranoia.

Roberto Piva estreou na literatura em 1963, com Paranoia, numa edição acompanhada por fotografias do artista plástico Wesley Duke Lee. Dali em diante, até 2010 — ano de sua morte —, o poeta ganharia lugar único na cena literária.

Avessa às convenções sociais, à moral, aos bons costumes, ao bom-mocismo e ao modo de vida burguês, sua poesia chocou os leitores de então e segue como referência para as gerações seguintes. Amor e erotismo aparecem como tema central na obra do autor de Piazzas.

O pano de fundo é uma São Paulo noturna, caótica, feita de buzinas, esbarrões, flertes e infinitas possibilidades. Nos versos de Piva, que carregam toques de surrealismo e de misticismo, estão presentes o desejo sexual e a violência física, o delírio e a razão, a sensação coletiva das metrópoles e sua irremediável solidão.

O poeta nasceu em 1937, em Brotas (SP), e morreu em 2010, na capital paulista. Influenciado pelo movimento beat e pelo surrealismo, é autor de livros como Paranoia (1963), Piazzas (1964) e Abra os olhos & diga Ah! (1975).

Em 1976, foi incluído em 26 poetas hoje, organizado por Heloisa Buarque de Hollanda. Sua obra foi coligida em três volumes pela editora Globo entre os anos 2005 e 2008, com edição de Alcir Pécora: Um estrangeiro na legião, Mala na mão & asas pretas e Estranhos sinais de Saturno.

Morda meu coração na esquina
Roberto Piva
Companhia das Letras
504 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho