Milton Hatoum foi eleito nesta quinta-feira (14) para a cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o jornalista Cícero Sandroni, falecido em junho. O autor manauara recebeu 33 dos 34 votos possíveis, em eleição rápida e amplamente consensual.
Hatoum (Manaus, 1952) é escritor, tradutor e professor. Filho de imigrantes libaneses, tornou-se um dos nomes mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Estreou em 1989 com Relato de um certo Oriente, vencedor do Prêmio Jabuti. Publicou ainda Dois irmãos, Cinzas do norte e a trilogia O lugar mais sombrio, entre outros títulos, traduzidos para mais de quinze idiomas. Sua obra, marcada por temas como memória, identidade e conflitos familiares na Amazônia, rendeu-lhe múltiplos prêmios literários e adaptações para TV e teatro
A eleição de Hatoum marca a ocupação da última cadeira vaga na ABL neste ciclo de renovações, completando o quadro da instituição em 2025. Na semana passada, a jornalista e escritora Míriam Leitão também assumiu uma cadeira na ABL.