🔓 Millôr Fernandes é o homenageado da Flip 2014

12/11/2013
Pela primeira vez um autor contemporâneo é homenageado pela Flip
Pela primeira vez um autor contemporâneo é homenageado pela Flip

 

Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico, Millôr Fernandes (1923-2012) será o autor homenageado da 12ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. “Homenagear um autor contemporâneo é um chamado ao presente, para que os nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje”, afirma Paulo Werneck, curador do evento, que logo após a edição de 2013 recebeu um abaixo-assinado com mil e uma assinaturas pedindo homenagem a Lima Barreto.

Da obra literária e intelectual de Millôr constam peças de teatro, livros de prosa e poesia, desenhos, pinturas, traduções, roteiros de cinema e textos na imprensa. Mas é pelo tom humorístico que o artista é mais conhecido, em charges e frases carregadas de crítica social e defensa da liberdade de pensamento.

Influenciado por Saul Steinberg, Millôr, por sua vez, influenciou diversos desenhistas e cartunistas brasileiros, tendo colaborado com publicações importantes na imprensa brasileira e até mesmo lançado sua própria revista, a Pif-Paf, um mês após o golpe militar. Apesar de não ter uma proposta política ou ideológica definida, a revista foi perseguida e durou apenas oito números. Millôr teve papel relevante também na dramaturgia brasileira, e sua produção como tradutor foi considerada a mais importante do teatro no país, com destaque para as traduções das obras de Shakespeare.  

A Flip 2014 acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto.

Rascunho