Dramaturgo, editor, tradutor, artista gráfico, Millôr Fernandes (1923-2012) será o autor homenageado da 12ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty. “Homenagear um autor contemporâneo é um chamado ao presente, para que os nossos autores de hoje sejam mais conhecidos pelos leitores de hoje”, afirma Paulo Werneck, curador do evento, que logo após a edição de 2013 recebeu um abaixo-assinado com mil e uma assinaturas pedindo homenagem a Lima Barreto.
Da obra literária e intelectual de MillĂ´r constam peças de teatro, livros de prosa e poesia, desenhos, pinturas, traduções, roteiros de cinema e textos na imprensa. Mas Ă© pelo tom humorĂstico que o artista Ă© mais conhecido, em charges e frases carregadas de crĂtica social e defensa da liberdade de pensamento.
Influenciado por Saul Steinberg, MillĂ´r, por sua vez, influenciou diversos desenhistas e cartunistas brasileiros, tendo colaborado com publicações importantes na imprensa brasileira e atĂ© mesmo lançado sua prĂłpria revista, a Pif-Paf, um mĂŞs apĂłs o golpe militar. Apesar de nĂŁo ter uma proposta polĂtica ou ideolĂłgica definida, a revista foi perseguida e durou apenas oito nĂşmeros. MillĂ´r teve papel relevante tambĂ©m na dramaturgia brasileira, e sua produção como tradutor foi considerada a mais importante do teatro no paĂs, com destaque para as traduções das obras de Shakespeare. Â
A Flip 2014 acontecerá entre 30 de julho e 3 de agosto.