Os contos mais famosos de Ambrose Bierce estão reunidos no livro A estrada enluarada e outras histórias. Além disso, a obra — traduzida e organizada por Rodrigo Breuning, em pré-venda pela Arquipélago — traz narrativas inéditas.
Uma ocorrĂŞncia na ponte de Owl Creek, Chickamauga, D.T. e O pavor de Pernicketty sĂŁo alguns dos textos da coletânea, que dá uma amostra de como o autor norte-americano transitou por diferentes tipos de histĂłrias — terror e guerra, ficção cientĂfica, mistĂ©rio policial, fábula.
“Bierce foi um satirista e panfletário notável, mas a maior parte de sua reputação artĂstica deve proceder de seus contos sombrios e selvagens, dos quais vários tratam da Guerra Civil, formando a expressĂŁo mais vĂvida e realista que esse conflito já ganhou na ficção”, observou H.P. Lovecraft.
Desaparecido há mais de um sĂ©culo, Ambrose Bierce nasceu no ano de 1842, em Horse Cave Creek, Ohio. Aficionado por literatura e distante da famĂlia, chegou a declarar que devia tudo aos livros.
Depois de conhecer os horrores da guerra, aos 18 anos, tornou-se crĂtico ferrenho da sociedade de seu paĂs. Como jornalista, cultivou desavenças e atacou todo tipo de gente — de escritores contemporâneos a promotores de justiça.
Aos 71 anos, viajou para ver de perto a Revolução Mexicana. Seu último registro escrito, no qual afirma estar partindo para um destino desconhecido, data de dezembro de 1913. Nunca mais foi encontrado.