🔓 Mayrant Gallo retorna à literatura com novela intimista

Sem publicar desde 2015, autor ressurge com “Verão do incêndio”, que traz toques autobiográficos ao evocar memórias da infância de um narrador sem nome 
Mayrant Gallo, autor da novela “Verão do incêndio” (Foto: Marcelo Frazâo)
16/05/2023

Sem livro inédito desde 2015, o escritor Mayrant Gallo volta a publicar com a novela Verão do incêndio, onde evoca memórias de infância que tanto podem ser autobiográficas quanto imaginárias. A narrativa é dividida em 50 capítulos curtos, regidos pelas sensações do narrador.

A história é narrada por um menino sem nome e aborda temas como a iniciação amorosa, desejo, amizade, finitude da vida e perdas. Suas observações são de quem vê a vida passar, mas não tem forças (ou vontade) para interferir em seu curso. Ele apenas relata os acontecimentos sem a necessidade de inferir nenhum julgamento moral.

“Sem aparentes pretensões, como a própria vida se encaminha para nós, sem uma trama incisiva e sem final rocambolesco, o livro se ergue em nossos sentidos com extrema delicadeza”, afirma Ângela Vilma no posfácio do livro, “algo raro na literatura contemporânea brasileira da atualidade ― que, infelizmente, vive num grande balcão de negócios com ‘temas da moda’ dirigindo a ‘negociação’”.

Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Salvador, Mayrant Gallo é autor de ficção e editor. Dentre seus livros, destacam-se Três infâncias (Casarão do Verbo, 2011), Cidade singular (Kalango, 2013), O inédito de Kafka (CosacNaify, 2003), Os encantos do sol (Escrituras, 2013) e O gol esquecido (Girafa, 2014).

Verão do incêndio
Mayrant Gallo
Livros Villa Olívia
68 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho