🔓 Marina Colasanti vence Prêmio Machado de Assis

Concedido pela Academia Brasileira de Letras, prêmio leva em consideração o conjunto da obra do autor (a), que recebe R$ 100 mil
A poeta e contista Mariana Colasanti recebeu o Prêmio Machado de Assis 2023 pelo conjunto da obra
23/06/2023

Autora de uma vasta obra, que inclui livros de contos, poesia e literatura infantojuvenil, Marina Colasanti é a vencedora do Prêmio Machado de Assis 2023. A Academia Brasileira de Letras, que promove a premiação, fez o anúncio nesta quinta-feira (22).  Entregue desde 1941, o prêmio concede atualmente ao vencedor o valor de R$ 100 mil.

A entrega será no dia 21 de julho, no evento de aniversário da Academia. Ana Maria Machado havia sido a última mulher a vencer a premiação, há mais de 20 anos, em 2001.

Marina Colasanti nasceu em 1937 na cidade de Asmara, capital da Eritréia, na África, no dia 26 de setembro de 1937. Morou em Trípoli, na Líbia e depois na Itália. Em 1948, veio para o Rio de Janeiro.

“Minha infância foi muito picotada. Pela mudança da África, pela guerra e pós-guerra, pela vinda ao Brasil. Mas a infância funda a vida do ser humano, período de maior aprendizado e de inserção na vida social”, disse a escritora em entrevista ao Rascunho, em 2020.

Sobre as dezenas de livros que escreveu, em vários gêneros, ela disse que “cada livro é um projeto-livro, centrado em seu gênero e em seu próprio eixo”. “Enquanto trabalho em um livro estou focada exclusivamente nele, leve o tempo que levar. Não aparecem ideias fora do link. Só a poesia vai fazendo seu caminho em trilho paralelo.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho