Em dezembro a editora Boitempo, por meio do selo Boitatá, lança o novo livro infantil de Maria Rita Kehl, com ilustrações da cartunista Laerte Coutinho. O disco-pizza retoma a parceria feita entre as duas autoras em 2018, quando lançaram Neném outra vez!.
No novo livro, Gil é um garotinho de sete anos que tem muita vontade de comemorar o Natal. Sua família diz que é uma data comercial e, por isso, eles nunca fazem os tradicionais festejos em casa. O menino até concorda com a decisão, mas pensa que seria bacana uma árvore cheia de bolas coloridas e luzinhas, presentes ao pé da cama e muita coisa gostosa para comer.
Na noite de 24 de dezembro, entediado, Gil arruma uma forma de se divertir: aproveitando sua poderosa imaginação, transforma a caixa da pizza do jantar, junto a um pisca-pisca antigo, em um disco-voador; então, os alienígenas que da nave surgem para visitá-lo passam a negociar algumas boas trocas e prometem retornar. A partir disso, o Natal do garoto ganha, todos os anos, um tom mais encantado.
Maria Rita Kehl atua desde 1981 como psicanalista em São Paulo e, entre 2006 e 2011, atendeu na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Guararema (SP). Integrou a Comissão Nacional da Verdade entre 2012 e 2014. Além de autora de diversos livros — em 2010 ganhou o Jabuti de não ficção com O tempo e o cão —, segue publicando artigos em jornais e revistas.
Laerte Coutinho nasceu em São Paulo, em 1951. Ilustradora, chargista, roteirista e pensadora, é uma das mais importantes cartunistas do Brasil, tendo criado personagens emblemáticos e recebido diversos prêmios — o mais recente deles, anunciado nesta quarta-feira (17), foi o prêmio Comunique-se. Seu mais recente trabalho em livro, é Manual do Minotauro, que reúne mais de 1500 tiras, publicadas entre 2004 e 2015.