🔓 Margo Glantz explora o caos das redes sociais

“E por olhar tudo, nada via”, da autora mexicana de 91 anos, traz apenas um longo parágrafo que analisa a fragmentação dos discursos virtuais
Margo Glantz, autora de “E por olhar tudo, nada via”
05/04/2021

Usuária ativa do Twitter aos 91 anos, a mexicana Margo Glantz analisa a fragmentação e o caos dos discursos virtuais no livro E por olhar tudo, nada vida, terceiro volume da coleção Nos.Otras, da Relicário.

A partir de apenas uma pergunta, em uma narrativa que se estende por somente um longo parágrafo, a autora constrói uma espécie de mosaico tragicômico — reflexo da árdua tarefa dos indivíduos que desejam se estabelecer no mundo contemporâneo.

“Ao ler as notícias, como decidir o que é mais importante? Que no dia 31 de janeiro de 2018 aparecesse no céu uma enorme Lua azul, ensanguentada; que ao conhecer Felice, sua futura noiva, Kafka escrevesse em seu Diário: Um rosto vazio que levava abertamente seu vazio; (..)”, escreve Margo na abertura da obra.

Nascida na Cidade do México, em 1930, Margo Glantz é figura central da intelectualidade de seu país. Entre ensaios e ficções, publicou mais de 25 livros. Foi professora visitante em universidades como Harvard, Princeton e Yale e possui cinco doutorados honoris causa.

E por olhar tudo, nada via
Margo Glantz
Trad.: Paloma Vidal
Relicário
240 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho