🔓 Margaret Atwood, autora de “O conto da Aia”, participa do Fronteiras do Pensamento

Escritora canadense fala nesta quarta-feira (27), a partir das 20h, na programação da 15ª temporada do evento; próximo convidado é Yuval Noah Harari
Margaret Atwood, que participa do Fronteiras do Pensamento nesta quarta (27)
26/10/2021

Autora de O conto da Aia e Oryx and crake, Margaret Atwood, de 82 anos, é a convidada desta quarta-feira (27) do Fronteiras do Pensamento, a partir das 20h. Ainda é possível se inscrever e ter acesso a aulas preparatórias. A programação prevê ainda conferências de Yuval Noah Harari, Carl Hart e Pavan Sukhdev.

Romancista, poeta, contista, ensaísta e crítica literária, Atwood publicou ao menos 22 títulos e recebeu inúmeros prêmios literários importantes. Foi agraciada com a Ordem do Canadá, a mais alta distinção em seu país. Em 2001, foi incluída na Canada’s Walk of Fame de Toronto. Muitos dos seus poemas foram inspirados por contos de fadas europeus e pela mitologia euro-asiática.

A escritora também já recebeu diversos prêmios de ficção científica, embora tenha afirmado ao jornal britânico The Guardian preferir que sua obra seja considerada ficção especulativa e não ficção científica.

“Em ficção científica tem monstro e naves espaciais; ficção especulativa poderia realmente acontecer”, disse Atwood. Em outras entrevistas, ela já admitiu que suas obras podem ser consideradas “ficção científica social”.

O conto da Aia (The Handmaid’s Tale), seu livro mais conhecido, foi lançado em 1985 e vendeu milhões de cópias no mundo todo. O livro tem um teor político muito grande em relação ao controle da vida das mulheres, e se passa em um mundo distópico. Sua edição chegou a ser banida de escolas, mas originou um filme e até uma ópera.

Para Atwood, o livro aborda um sistema ditatorial em que homens e mulheres ocupam lugares diferentes na pirâmide e aponta que não esperava o quanto o livro marcaria a vida de tantas pessoas. “Esse é um livro de entretenimento ou uma profecia política? Pode ser os dois? Eu não antecipei nada disso enquanto escrevia o livro”.

Fronteiras do Pensamento — Era da Reconexão

27 de outubro — Margaret Atwood
10 de novembro — Yuval Noah Harari
24 de novembro — Carl Hart
08 de dezembro — Pavan Sukhdev

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho