🔓 Marcelo Moutinho volta Ă  crĂ´nica com “A lua na caixa d’água”

Em seu novo livro, o cronista do “Rascunho” homenageia seus grandes mestres e a poesia das pequenas coisas; lançamento será no dia 6 de maio
Marcelo Moutinho, cronista do “Rascunho”
26/04/2021

O carioca Marcelo Moutinho volta à crônica com A lua na caixa d’água, editado pela Malê. O lançamento será em 6 de maio, às 19h, em conversa online que vai reunir, além do autor, os escritores Luiz Antonio Simas e Rachel Valença, com mediação da crítica de arte Daniela Name. A transmissão será ao vivo pelo canal da Revista Caju no YouTube.

No novo livro, Moutinho reconstrói histórias de pai e filha, evoca o bairro de Madureira, exalta o samba do Império Serrano e personagens como Dona Ivone Lara e Tia Maria do Jongo, além de homenagear Aldir Blanc no texto que abre o volume e dá título ao livro.

“Essa aqui, dentro da caixa d’água, Ă© a lua da Zona Norte. Põe a mĂŁo nela… TĂŁo distante na imensidĂŁo, a lua cheia, de repente, estava ali ao lado, passĂ­vel de toque, trĂŞmula e morna”, escreve Moutinho, que publica crĂ´nicas no site do Rascunho. Algumas delas estĂŁo em A lua na caixa d’água.

No texto de quarta capa, a jornalista Flávia Oliveira diz que os textos do autor sĂŁo “poesia em forma de crĂ´nica”. “É afago, conforto, amparo em tempos de brutalidade, desatenção, abandono.” O compositor Luiz Antonio Simas ressalta a fluĂŞncia do flâneur: “Um raro apanhador de resĂ­duos que cruzam nossos caminhos de maneira imperceptĂ­vel e cotidiana: (…) uma velha boneca de pano, um samba do ImpĂ©rio Serrano, uma coleção de canecas de chope…”.

A obra está dividida em três partes. A primeira,Turbilhão de estrelas pequeninas, reúne textos introspectivos. Na segunda parte, explicita a intimidade com o gênero e recorda histórias (as da sua cidade e as dos escritores), faz anedotas, opina diretamente e passeia por temas variados. Destinada à sua filha Lia, hoje com cinco anos, o texto que encerra o volume, Uma carta para 2065, é uma mensagem de esperança, sem desviar o olhar do momento presente.

A lua na caixa d’água
Marcelo Moutinho
MalĂŞ
160 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho