🔓 Marcelo Leite investiga o “renascimento psicodélico”

“Psiconautas: viagens com a ciência psicodélica brasileira” oferece um panorama sobre o uso de drogas como LSD para tratamento de doenças mentais
Marcelo Leite, autor de “Psiconautas”
14/05/2021

Em Psiconautas: viagens com a ciência psicodélica brasileira, o jornalista Marcelo Leite empreende uma pesquisa sobre o “renascimento psicodélico”, uma das áreas mais promissoras da pesquisa em saúde mental.

Drogas como o LSD e a psilocibina de cogumelos, estigmatizadas durante décadas, hoje têm mostrado eficácia em estudos sobre depressão. O mesmo acontece com o MDMA, usado para tratamento de estresse pós-traumático em testes experimentais.

No Brasil, pacientes deprimidos tiveram bons resultados em ensaios com ayahuasca, e os dependentes de crack têm motivos para otimismo graças à ibogaína, droga sintetizada a partir de uma planta do Gabão.

Ao mesclar relatos da própria experiência com essas substâncias ao perfil dos principais pesquisadores da área (estrangeiros e brasileiros) entrevistados diretamente pelo autor, Marcelo Leite oferece um panorama completo desse campo de estudo no qual ciência e humanismo caminham juntos.

O livro recebeu prefácio do neurocientista Sidarta Ribeiro que, junto a Luís Fernando Tófoli, Stevens “Bitty” Rehen e Dráulio de Araújo, compõe o grupo dos psiconautas brasileiros que guiaram Marcelo em suas explorações.

Formado em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em 1979, é colunista de Ciência e Ambiente na Folha de S.Paulo, onde foi também editor de Ciência, de Opinião e de Internacional, além de Ombudsman (1994 a 1996) e correspondente em Berlim (1990). É também autor de diversos livros científicos.

Psiconautas: viagens com a ciência psicodélica brasileira
Marcelo Leite
Fósforo
264 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho