Escuta, formosa Márcia, do quadrinista brasileiro Marcello Quintanilha, foi escolhido o melhor álbum do ano na 49ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. O evento, realizado neste final de semana na França, é o mais importante do mercado europeu de quadrinhos.
Quintanilha já havia sido premiado no mesmo festival em 2016, com Tungstênio na categoria policial “Polar SNCF”. Ele é o primeiro brasileiro a receber a premiação.
Publicada no Brasil pela Veneta, Escuta, formosa Márcia, se passa em uma comunidade do Rio de Janeiro não identificada na história. A Márcia do título é uma mãe solteira, enfermeira que trabalha em dois empregos. Vive com o pedreiro Aluísio e com a filha Jaqueline, que se envolve com o tráfico de drogas na comunidade. Essa relação passa então a ser o central na história de Quintanilha, mostrando a promiscuidade entre traficantes e policiais.
De Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, Quintanilha vive há muitos anos na Espanha. É um dos artistas brasileiros de quadrinhos mais reconhecidos no exterior. Além do recente Angoulême, já venceu os prêmios Rudolph Dirks e Jabuti.
Luzes de Niterói e Todos os santos estão entre seus principais quadrinhos. Em 2020 lançou seu primeiro romance, Deserama.