🔓 Luiz Costa Lima analisa obras de Virginia Woolf e Freud em novo livro

Em “O chão e a mente: a pergunta pela ficção”, crítico retoma conceitos presentes em “Mímesis e modernidade”, um de seus principais livros
Luiz Costa Lima, autor de “O chão e a mente: a pergunta pela ficção”
09/07/2021

A editora Unesp acaba de publicar o novo livro do crítico Luiz Costa Lima, O chão da mente: a pergunta pela ficção, em que o autor se debruça sobre estudos de caso de escritores como Virginia Woolf, Freud, Nietzsche, Georg Simmel, Schlegel e Hegel.

Passadas mais de quatro décadas da publicação de Mímesis e modernidade: formas das sombras, em 1980, que se tornou importante entre os estudos literários brasileiros, Luiz Costa Lima, no novo livro, volta à conceituação filológica da mímesis — a ideia aristotélica de constituir na arte o mundo das ideias.

Ao longo de cinco grandes eixos, Costa Lima formula sua ambiciosa proposta: compilar novas reflexões sobre outras problemáticas surgidas desde que encarou o tema pela primeira vez, ainda nos anos 1980, de forma a oferecer ao leitor brasileiro um panorama renovado atrelado ao tema da mímesis.

“Em livros recentes, a propósito do requestionamento da mímesis, tenho entremeado o retrospecto do que desenvolvo desde 1980 com reflexões ainda inéditas”, diz o autor. “Além de nova, a combinação mostrou-se necessária porque, tendo escrito dezesseis livros desde Mímesis e modernidade, não era crível supor que um número bastante de leitores conhecesse a integralidade da sequência. Além do mais, bem recordo que, na tentativa de evitar que a teorização entorpecesse o tratamento do problema em foco, sempre combinei o tema básico com sua abordagem particularizada em autores diversos.”

Crítico literário e professor emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Luiz Costa Lima publicou importantes livros de ensaios, entre eles Mímesis e a modernidade (1980), Vida e mímesis (2000), O controle do imaginário e a afirmação do romance (2009) e Frestas: a teorização em um país periférico (2013).

O chão e a mente: a pergunta pela ficção
Luiz Costa Lima
Unesp
328 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho