Luís Augusto Fischer analisa contos de Borges em aula gratuita

No evento online, que acontece nesta terça-feira (22), às 19h, o escritor e crítico literário fala sobre o “Ficções”, escrito pelo autor argentino em 1941
Jorge Luis Borges, autor de “Ficções”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
21/06/2021

O escritor e crítico literário Luís Augusto Fischer fala nesta terça-feira, às 19h, sobre a obra do argentino Jorge Luis Borges, em evento online realizado pelo Clube de Leitura do Instituto Ling.  Durante o encontro, Fischer analisa o livro Ficções, uma coletânea de contos publicados por Borges nos anos 40, que se tornou um clássico das narrativas curtas.

O encontro virtual é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o link direto da atividade, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Jorge Luis Borges Acevedo começou a publicar poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas em 1921. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e passou a dar aulas de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, se sobressaiu no cenário literário internacional ao receber o Prêmio Formentor de las Letras Internacional, compartilhado com o dramaturgo irlandês Samuel Beckett.

Além de Ficções, que é considerada pela crítica especializada uma das obras-primas da literatura latino-americana do século 20, tem entre suas publicações mais famosas O Aleph, de 1949. Ambas são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios, livros fictícios, religião e Deus.

O crítico Luís Augusto Fischer, que conduz a aula, é professor titular de literatura brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de vários livros, entre os quais Machado e Borges, de 2008. É também crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

O Clube de Leitura é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa. O projeto, que está em seu quarto ano de atividades, já recebeu teóricos da literatura ministrando encontros dedicados à leitura e discussão de romances referencias.

A primeira edição de 2021 contou com a professora e escritora Jane Tutikian, que analisou o romance Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora. A aula está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Publicidade