🔓 Luís Augusto Fischer analisa contos de Borges em aula gratuita

No evento online, que acontece nesta terça-feira (22), às 19h, o escritor e crítico literário fala sobre o “Ficções”, escrito pelo autor argentino em 1941
Jorge Luis Borges, autor de “Ficções”
21/06/2021

O escritor e crítico literário Luís Augusto Fischer fala nesta terça-feira, às 19h, sobre a obra do argentino Jorge Luis Borges, em evento online realizado pelo Clube de Leitura do Instituto Ling.  Durante o encontro, Fischer analisa o livro Ficções, uma coletânea de contos publicados por Borges nos anos 40, que se tornou um clássico das narrativas curtas.

O encontro virtual é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Ling. Para receber o link direto da atividade, lembretes e o material preparatório, basta fazer inscrição prévia e sem custo no site.

Jorge Luis Borges Acevedo começou a publicar poemas e ensaios em revistas literárias surrealistas em 1921. Em 1955, foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da República Argentina e passou a dar aulas de literatura na Universidade de Buenos Aires. Em 1961, se sobressaiu no cenário literário internacional ao receber o Prêmio Formentor de las Letras Internacional, compartilhado com o dramaturgo irlandês Samuel Beckett.

Além de Ficções, que é considerada pela crítica especializada uma das obras-primas da literatura latino-americana do século 20, tem entre suas publicações mais famosas O Aleph, de 1949. Ambas são coletâneas de histórias curtas interligadas por temas comuns: sonhos, labirintos, bibliotecas, escritores fictícios, livros fictícios, religião e Deus.

O crítico Luís Augusto Fischer, que conduz a aula, é professor titular de literatura brasileira da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autor de vários livros, entre os quais Machado e Borges, de 2008. É também crítico literário e desenvolve pesquisas na área de história da literatura brasileira e americana.

O Clube de Leitura é uma realização do Instituto Ling e do Ministério do Turismo / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens e Fitesa. O projeto, que está em seu quarto ano de atividades, já recebeu teóricos da literatura ministrando encontros dedicados à leitura e discussão de romances referencias.

A primeira edição de 2021 contou com a professora e escritora Jane Tutikian, que analisou o romance Um dia chegarei a Sagres, de Nélida Piñon, em evento com participação da própria autora. A aula está disponível no canal do YouTube do Instituto Ling.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho