A Faro Editorial lança neste mês, pelo selo Avis Rara, O ano em que a Terra parou, do jornalista Luciano Trigo. O autor analisou os principais fatos que marcaram 2020, como a pandemia do novo coronavírus, e os conectou a feitos e eventos de outras épocas, oferecendo um cenário do que realmente aconteceu e como isso vai afetar o futuro.
Um ano que também ficará marcado pela escalada da insanidade provocada pela polarização política e pela consolidação de uma agenda que inclui a defesa da censura, a perseguição a adversários e, na prática, a ditadura de pequenos grupos de poder — tudo isso em nome da defesa da democracia.
O autor examina o que há por trás das diferentes manifestações desse fenômeno na vida cotidiana, sempre buscando apontar caminhos para a sua superação. E alerta para os riscos decorrentes da erosão dos valores compartilhados, sem os quais nenhuma sociedade consegue sobreviver.
Luciano Trigo é jornalista e escritor, autor dos ensaios O viajante imóvel — Machado de Assis e o Rio de Janeiro de seu tempo, Engenho e Memória — O Nordeste do açúcar na ficção de José Lins do Rego (premiado pela Academia Brasileira de Letras), A grande feira — Uma reação ao vale-tudo na arte contemporânea e Guerra de narrativas — A crise política e a luta pelo controle do imaginário. Também escreveu obras de ficção, poesia e livros infantis. Mantém atualmente uma coluna sobre cultura e política na Gazeta do Povo.