🔓 Livro revela o maior esquema de doping do esporte

“O protocolo russo”, de Grigory Rodchenkov, mostra os bastidores do escândalo envolvendo atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014
Grigory Rodchenkov, autor de “O protocolo russo”
11/02/2021

A Faro Editorial publica neste mês um livro que revela os bastidores do maior esquema de doping da história do esporte. O protocolo russo, do químico Grigory Rodchenkov, foi escrito ao longo de mais de três anos pelo próprio responsável por encabeçar uma fraude mundial, realizada durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.

A trama aconteceu no país que sediava o evento à época — a própria Rússia, com o aval do presidente Putin. Especialista em anabolizantes e esteroides, tanto por uso próprio quando mais jovem quanto como profissional, Rodchenkov desenvolveu um sistema para “limpar” o corpo dos atletas antes que as drogas fossem identificadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A armação, que rendeu medalhas de ouro e recordes ao país, teve consequências: quando denunciada pelo próprio químico responsável, fez com que a Rússia fosse proibida de participar de eventos esportivos nos próximos quatro anos e Rodchenkov se transformou em inimigo da pátria, vivendo hoje em clandestinidade.

O protocolo russo
Grigory Rodchenkov
Trad.: Carlos Szlak
Faro Editorial
224 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho