No livro TrĂŞs poetas do samba-enredo: compositores que fizeram histĂłria no carnaval, lançado pela CobogĂł, sĂŁo descritas as trajetĂłrias de AluĂsio Machado, David CorrĂŞa e HĂ©lio Turco, com textos assinados pela pesquisadora Raquel Valença, pelo jornalista Leonardo Bruno e pelo dramaturgo Gustavo Gasparini.
Para cobrir oito décadas de história desse importante gênero musical do Brasil, Rachel escreve sobre Machado, lembrado pelo trabalho com o Império Serrano, Bruno analisa o percurso de Corrêa, o maior expoente da Portela, e Gasparini revisita a trajetória do Turco, uma das figuras mais marcantes na história da Mangueira.
De acordo com o jornalista e pesquisador Sérgio Cabral, no prefácio do livro, trata-se de “uma espécie de farol para quem deseja navegar, a qualquer hora do dia ou da noite, pelo mundo do samba”. Além das histórias dos compositores e seus feitos, a obra traz um panorama do samba-enredo em geral.
O tom da narrativa, em harmonia com a levada desse gĂŞnero musical, assemelha-se a uma conversa descontraĂda, sem perder a seriedade de pesquisas metĂłdicas. “Os trĂŞs poetas aqui perfilados representam a tenacidade das gerações que se sucedem buscando a batida perfeita”, anota o cenĂłgrafo e comentarista de carnaval Milton Cunha no texto de orelha.