O conjunto Por que escrever?, em prĂ©-venda pela Companhia das Letras, reĂşne 30 ensaios, entrevistas e discursos do norte-americano Philip Roth (1933-2018), um dos maiores escritores de lĂngua inglesa.
Roth, em uma vida dedicada à ficção, assinou 31 livros — muitos deles com temas “pesados”, o que lhe rendeu alguma dor de cabeça ao longo de sua trajetória nas letras, pela qual venceu alguns dos principais prêmios literários do mundo (Man Booker, Pulitzer e National Book Award, entre outros).
Por que escrever? traz falas do autor sobre seus trabalhos considerados mais polêmicos. Além disso, mostra os estudos de Roth sobre a obra de Kafka e os judeus na literatura e reúne textos de não ficção que se debruçam sobre a cultura americana.
Apesar de ter partido sem ganhar o Nobel de Literatura, o autor nascido em Nova Jersey deixou livros como O complexo de Portnoy, O animal agonizante, O teatro de Sabbath e Pastoral americana, adaptado para o cinema por Ewan McGregor — o Renton, de Trainspotting, baseado na narrativa homônima de Irvine Welsh.