(20/10/20)
Em Os filhos de Hitler, o jornalista investigativo Gerald Posner conta a trajetória de alguns dos nazistas mais famosos por meio de entrevistas com seus descendentes diretos. A obra reúne depoimentos de filhos de alguns dos principais colaboradores de Hitler, como Josef Mengele e Hermann Göring.
São depoimentos que proporcionam uma visão da vida privada e das ações públicas daqueles que trabalharam próximos a Adolf Hitler e foram testemunhas do regime político mais perverso de todos os tempos.
Segundo Posner, imaginar os nazistas como dementes e psicopatas sempre foi mais fácil e simples. Em seu livro, no entanto, ele procura mostrar como os nazistas, após um rotina de barbaridades, voltavam para suas casas e tinham uma vida “normal” com suas famílias.
“Quando iniciei a obra, me perguntava, por exemplo: O que permitiu a Hans Frank supervisionar, de dia, a burocracia da matança incessante na Polônia e, à noite, assumir o papel de pai afetuoso, que ficava horas e horas tirando acordes com o filho mais velho no piano da família?”, diz o autor, que também é o biógrafo de Josef Mengele, o médico nazista que fugiu para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial.
O livro debate ainda o ressurgimento da extrema direita, do racismo e da intolerância pelo mundo nos últimos anos.