Nesta sexta-feira (16), às 17h, a editora Tabla organiza um bate-papo para marcar o lançamento do livro Beirute noir — crônicas de uma cidade e suas cicatrizes. O encontro, transmitido pelo canal do Youtube da editora, reúne Johnny Temple, editor e organizador da série de contos “Noir”, publicados pela editora nova-iorquina Akashic Books, Iman Humaydan, organizadora da antologia, e Pedro Criado, tradutor do livro para o português, vertido diretamente do árabe. A mediação será feita por Felipe Benjamin, que integra a equipe de tradutores da editora Tabla.
Beirute noir faz parte de uma série concebida por Tim MacLoughlin e Johnny Temple, da editora Akashic Book, de Nova York, e iniciada em 2004 com o livro Brooklyn noir. A ideia da série é reunir escritores locais que conhecem a fundo a cidade onde vivem, e propor a cada um que escreva um conto noir inédito.
Em Beirute noir, a seleção dos escritores e a organização do volume ficou a cargo da escritora libanesa Iman Humaydan, que certa vez descreveu Beirute como “a cidade que dança sobre suas feridas”.
A coletânea reĂşne 15 contos de 14 autores libaneses e um palestino nascido e criado em Beirute, formando um mosaico de perspectivas muito diferentes sobre a mesma Beirute. O rĂłtulo noir tambĂ©m encontra aqui uma diversidade de formas, mas há algo em comum entre essas histĂłrias: todas elas evocam a guerra civil libanesa, um perĂodo que durou, aproximadamente, de 1974 a 1990.