🔓 Livro infantil de Manoel de Barros ganha novas ilustrações

Fernanda Massotti e Kammal João ilustram os versos de “Exercícios de ser criança”, primeiro trabalho do autor cuiabano voltado para crianças
Manoel de Barros, autor de “Gramática expositiva do chão”
04/08/2021

A comunhão com a natureza e o atento olhar das crianças estão no centro dos poemas de Exercícios de ser criança, primeiro livro de Manoel de Barros (1916-2014) voltado para crianças. As ilustrações são dos cariocas Fernanda Massotti e Kammal João.

Nos dois poemas que compõem o volume, O menino que carregava água na peneira e A menina avoada, o autor cuiabano celebra a potência criativa da infância e mostra como as palavras têm o poder de ressignificar o mundo — bem como a forma mais generosa de os pequenos enxergarem as coisas, ainda sem o cinismo da vida adulta.

Manoel de Barros nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso, em 1916. Estreou com o livro Poemas concebidos sem pecado, em 1937, recém-entrado nos 20 anos. Publicou com consistência durante toda a vida e ganhou alguns dos principais prêmios nacionais, como o Jabuti e o APCA. Morreu em 2014.

Exercícios de ser criança
Manoel de Barros
Ilustrações: Fernanda Massotti e Kammal João
Companhia das Letrinhas
48 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho