🔓 Livro inédito de Proust será publicado em março

Os textos de “Les soixante-quinze feuillets” faziam parte de uma coleção de documentos mantida pelo editor Bernard de Fallois, morto em 2018
Marcel Proust, autor de “Em busca do tempo perdido”
17/02/2021

A editora francesa Gallimard anunciou que lançará uma obra nunca antes publicada de Marcel Proust. Les soixante-quinze feuillets (As setenta e cinco páginas, em uma tradução livre), será publicado em 18 de março.

Os textos foram escritos em 1908, época em que Proust começou a trabalhar em Em busca do tempo perdido, publicado entre 1913 e 1927. Os papéis faziam parte de uma coleção de documentos mantida pelo falecido editor Bernard de Fallois, que morreu em 2018. Durante sua vida, De Fallois supervisionou a publicação póstuma de várias obras de Proust, incluindo Jean Santeuil, o primeiro — e abandonado — romance de Proust, escrito na década de 1890.

De Fallois revelou pela primeira vez a existência desses textos em um prefácio para uma coleção de ensaios escrita por Proust, Contra Sainte-Beuve, publicada em 1954. O editor descreveu Les soixante-quinze feuillets como um “guia precioso” para a compreensão de Em busca do tempo perdido, uma espécie de  “diário de bordo de sua criação”, que inclui seis episódios que Proust desenvolveria e eventualmente incluiria em sua obra-prima. No entanto, De Fallois escreveu que o protagonista de Proust, Charles Swann, não aparece neles, com seu personagem dividido em vários papéis diferentes.

Os textos foram pesquisados por acadêmicos franceses durante décadas e considerados “perdidos” por muitos deles. Mas a Gallimard revelou que os originais foram redescobertos nos arquivos de De Fallois, que ele deixou para a Biblioteca Nacional da França antes de morrer.

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho