No romance Terra dentro, Vanessa Vascouto utiliza três vozes para narrar diferentes versões de uma fatalidade. O livro, que traz elementos da dramaturgia e poesia, se passa em uma plantação de batatas no interior do sul do Brasil.
Na história, os irmãos Rita, Mosquito e Mirna, confinados em um local recluso, falam das variadas impossibilidades que marcam suas vidas. Além dos monólogos de tons variados, entre devaneios e pragmatismo, o silêncio e os ruídos do ambiente marcam a narrativa.
“Não é possível uma pausa em Terra dentro. Vanessa Vascouto não nos dá tempo para respirar ou descansar durante a sua narrativa tão bonita e tão madura. Numa brevidade e com uma potência assustadora, observamos a terra parir desgraças e o abandono humano”, escreve a cronista do Rascunho Nara Vidal sobre a obra.
Vanessa Vascouto nasceu em Chapecó (SC). Publicou a peça A maior distância entre dois pontos, o infantojuvenil A árvore e Nãna e o romance Água fria e areia, que está sendo adaptado para o cinema. Vive em São Paulo (SP).