A Companhia das Letras anuncia que é a editora nacional de Maria Ressa, uma das vencedoras do Nobel da Paz 2021. Como enfrentar um ditador, com previsão de lançamento para o ano que vem, será o primeiro livro da jornalista filipina publicado no Brasil.
No conjunto, além de trazer textos que analisam as ações criminosas do governo de Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas, a autora também se debruça sobre a administração de Bolsonaro, Trump e outras figuras de extrema direita ao redor do mundo.
Ressa é uma das fundadoras do site Rappler, que há anos investiga os abusos cometidos pela liderança de Duterte. Por isso, ao denunciar os podres do regime ditatorial, a jornalista já foi perseguida, presa e ameaçada de morte em rede nacional.
Não à toa, ao conceder o Nobel da Paz à experiente profissional, que já foi repórter investigativa e chefe do escritório da CNN no Sudeste Asiático, o júri do prêmio destacou “seu esforço por garantir a liberdade de expressão, pré-requisito para a democracia e a paz duradoura”.