🔓 Livro de Isaiah Berlin analisa o trabalho de William Blake e Lord Byron

“As raízes do Romantismo” também se debruça sobre outros importantes nomes do movimento que revolucionou o pensamento do Ocidente
Isaiah Berlin, autor de “As raízes do Romantismo”
19/01/2022

No livro As raízes do Romantismo, lançado pela Fósforo, o filósofo e historiador Isaiah Berlin (1909-1997) analisa o trabalho de nomes como William Blake e Lord Byron, que participaram de um movimento que revolucionou o pensamento do Ocidente.

O conjunto, fruto de seis conferências realizadas em 1965 na National Gallery of Art, sugere que o impacto do Romantismo na vida ocidental é tão abrangente quanto as revoluções que aconteceram na Inglaterra (industrial), França (política) e Rússia (socioeconômica).

“Uma história intelectual fascinante… Berlin participa de uma espécie de celebração da vitória, um estudo, muitas vezes de tirar o fôlego, do movimento que acabou com a hegemonia da tradição racionalista”, anotou o New York Times Book Review.

Isaiah Berlin lecionou teoria política e social em Oxford, onde fundou o Wolfson College. Recebeu diversos prêmios por suas contribuições à história das ideias e foi reconhecido por sua dedicação à defesa das liberdades civis.

As raízes do Romantismo
Isaiah Berlin
Trad.: Isa Mara Lando
Fósforo
248 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho