🔓 Livro de Gonçalo M. Tavares discute literatura e outros temas

“Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens”, lançado pela Dublinense, ganha edição com capa dura e fotografias do coletivo Os Espacialistas
Gonçalo M. Tavares, autor de “Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens”
18/05/2021

A Dublinense lança, em edição de capa dura e com fitilho, o Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens, de Gonçalo M. Tavares. A obra traz fotografias do coletivo artístico Os Espacialistas.

Na mesma linha ousada pela qual o autor ficou conhecido, o livro passa por diversos assuntos — literatura, dança, arquitetura, tecnologia e relações amorosas, entre outros —, na difícil tarefa de pôr alguma ordem ao caos da realidade.

Para dar sustentação aos raciocínios, Tavares visita teorias de alguns dos principais pensadores contemporâneos. A partir de um raciocínio de Rudolf Steiner (1861-1925), por exemplo, conclui que, ao confrontarmos a realidade, “precisamos de um espanto agressivo, que ameace, que questione”.

“Jorge Luis Borges gostaria da ambição, erudição, experimentação e mundividência deste Atlas do corpo e da imaginação”, anotou Silvia Souto Cunha na revista portuguesa Visão.

Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda, Angola, em 1970. Passou a infância em Aveiro, norte de Portugal, e é professor na Universidade de Lisboa. Com mais de 35 livros, publicados em 50 países, é um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. Sua extensa produção inclui poesia, contos, romances e peças de teatro.

Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens
Gonçalo M. Tavares
Dublinense
528 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho