🔓 Livro de Djamila Ribeiro é o mais vendido no ano pela Amazon

Além de “Pequeno manual antirracista”, da filósofa brasileira, clássicos da literatura, como “1984”, e títulos de autoajuda foram os mais procurados
Djamila Ribeiro, autora de “Cartas para minha avó”
30/12/2020

Pequeno manual antirracista, da filósofa Djamila Ribeiro, foi o livro mais vendido no Brasil em 2020 pela Amazon. A loja virtual divulgou a lista dos 20 livros mais comprados no país, nas versões impressa e digital, entre os mais de 33 gêneros disponíveis em seu estoque, o que inclui romance, fantasia, terror, didático, religioso e infantojuvenil, de autores nacionais e estrangeiros.

Publicado pela Companhia das Letras, o livro de Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em 11 capítulos curtos, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. O livro ganhou o prêmio Jabuti em 2020 na categoria Ciência Humanas.

O segundo título mais vendido no país pela Amazon foi Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés, que ficou um ano nas listas de mais vendidos dos Estados Unidos. Na obra, Estés fala sobre como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam.

O clássico 1984, de George Orwell, que imagina o mundo como uma grande distopia, em que a sociedade é controlado de forma severa pelo governo, ficou na terceira colocação. Em 2021, o autor inglês entra em domínio público, o que deve gerar uma enxurrada de novas edições de seus livros, principalmente de suas duas obras-primas, o próprio 1984 e A revolução dos bichos (Animal farm).

Há ainda na lista da Amazon, clássicos da literatura como O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, e O conto da aia, de Margaret Atwood. Além dos best-sellers Sapiens — Uma breve história da humanidade e 21 lições para o século 21, do israelense Yuval Noah Harari. Livros de autoajuda, como Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker, também foram muito procurados.

Confira a lista dos 20 maiores best-sellers entre os leitores brasileiros:

1. Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro
2. Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés
3. 1984, de George Orwell
4. O poder do hábito, de Charles Duhigg
5. O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë
6. O milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), de Hal Elrod
7. Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso, de Napoleon Hill
8. A revolução dos bichos, de George Orwell
9. Racismo estrutural, de Silvio Almeida
10. A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown
11. Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck
12. O conto da aia, de Margaret Atwood
13. Do mil ao milhão — Sem cortar o cafezinho, por Thiago Nigro
14. 21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari
15. Essencialismo: A disciplinada busca por menos, de Greg Mckeown
16. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker
17. Escravidão — Vol. 1, de Laurentino Gomes
18. Sapiens — Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari
19. O homem mais rico da Babilônia, de George S Clason
20. Harry Potter e a pedra filosofal, de J.K. Rowling

Pequeno manual antirracista
Djamila Ribeiro
Companhia das Letras
136 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho