Pequeno manual antirracista, da filĂłsofa Djamila Ribeiro, foi o livro mais vendido no Brasil em 2020 pela Amazon. A loja virtual divulgou a lista dos 20 livros mais comprados no paĂs, nas versões impressa e digital, entre os mais de 33 gĂŞneros disponĂveis em seu estoque, o que inclui romance, fantasia, terror, didático, religioso e infantojuvenil, de autores nacionais e estrangeiros.
Publicado pela Companhia das Letras, o livro de Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violĂŞncia racial, cultura, desejos e afetos. Em 11 capĂtulos curtos, a autora apresenta caminhos de reflexĂŁo para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. O livro ganhou o prĂŞmio Jabuti em 2020 na categoria CiĂŞncia Humanas.
O segundo tĂtulo mais vendido no paĂs pela Amazon foi Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola EstĂ©s, que ficou um ano nas listas de mais vendidos dos Estados Unidos. Na obra, EstĂ©s fala sobre como a natureza instintiva da mulher foi sendo domesticada ao longo dos tempos, num processo que punia todas aquelas que se rebelavam.
O clássico 1984, de George Orwell, que imagina o mundo como uma grande distopia, em que a sociedade Ă© controlado de forma severa pelo governo, ficou na terceira colocação. Em 2021, o autor inglĂŞs entra em domĂnio pĂşblico, o que deve gerar uma enxurrada de novas edições de seus livros, principalmente de suas duas obras-primas, o prĂłprio 1984 e A revolução dos bichos (Animal farm).
Há ainda na lista da Amazon, clássicos da literatura como O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë, e O conto da aia, de Margaret Atwood. Além dos best-sellers Sapiens — Uma breve história da humanidade e 21 lições para o século 21, do israelense Yuval Noah Harari. Livros de autoajuda, como Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker, também foram muito procurados.
Confira a lista dos 20 maiores best-sellers entre os leitores brasileiros:
1. Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro
2. Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés
3. 1984, de George Orwell
4. O poder do hábito, de Charles Duhigg
5. O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë
6. O milagre da manhĂŁ: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas), de Hal Elrod
7. Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso, de Napoleon Hill
8. A revolução dos bichos, de George Orwell
9. Racismo estrutural, de Silvio Almeida
10. A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown
11. Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck
12. O conto da aia, de Margaret Atwood
13. Do mil ao milhão — Sem cortar o cafezinho, por Thiago Nigro
14. 21 lições para o século 21, de Yuval Noah Harari
15. Essencialismo: A disciplinada busca por menos, de Greg Mckeown
16. Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker
17. Escravidão — Vol. 1, de Laurentino Gomes
18. Sapiens — Uma breve história da humanidade, de Yuval Noah Harari
19. O homem mais rico da BabilĂ´nia, de George S Clason
20. Harry Potter e a pedra filosofal, de J.K. Rowling