🔓 Livro apresenta clássicos do cordel ao público infantil

“Heróis e heroínas do cordel”, organizado por Januária Cristina Alves, traz cinco histórias clássicas de importantes cordelistas, como o precursor Leandro Gomes de Barros
Ilustração de Salmo Dansa
27/10/2021

Organizado por Januária Cristina Alves, o livro Heróis e heroínas do cordel apresenta alguns dos principais representantes da literatura de cordel ao público infantil. Fazem parte da seleta, autores como Leandro Gomes de Barros (1865-1918) — considerado o pioneiro dessa arte no Brasil —, Joaquim B. de Sena (1912-1993) e Severino Borges da Silva (1919-1991).

Para selecionar as histórias, além de inspirar-se nos cordéis que conheceu na infância por meio do pai, Januária foi ao bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, pesquisar cordelistas e histórias na Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), presidida pelo também poeta cordelista Gonçalo Ferreira da Silva.

São histórias clássicas do cordel brasileiro, uma por capítulo. Cada capítulo abre com apresentação e contextualização da própria Januária, apresentando os autores, o enredo, o momento histórico e as inspirações da narrativa.

“Todas essas histórias guardam consigo as narrativas primordiais dos seres humanos, que até hoje permanecem sendo contadas no cinema, na televisão, nas séries e nos games que muitos de nós adoramos ‘maratonar’”, escreve Januária no texto que apresenta o livro.

Remetendo ao formato clássico do cordel — geralmente impresso de forma artesanal, em cadernos pequenos, com folhas em cores como azul, amarelo e rosa —, os capítulos de Heróis e heroínas do cordel são coloridos e têm ilustrações de Salmo Dansa, inspiradas nas tradicionais xilogravuras que caracterizam esse tipo de poema. O posfácio é assinado por Antonio Nóbrega, e a cordelista Mari Bigio assina o texto das orelhas do livro.

Heróis e heroínas do cordel
Org.: Januária Cristina Alves
Ilustração: Salmo Dansa
Companhia das Letrinhas
144 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho