🔓 Livraria Cultura fecha mais três lojas

Única unidade em Curitiba e duas lojas em São Paulo encerram as atividades; empresa diz que pandemia agravou ainda mais a crise financeira
Unidade da Livraria Cultura, em Curitiba
05/02/2021

A crise financeira da Livraria Cultura se agravou ainda mais, o que obrigou a rede a fechar a única loja que mantinha em Curitiba, localizada dentro do shopping Curitiba, no centro da capital paranaense.

A empresa também encerrou suas atividades nos shoppings Villa-Lobos e Bourbon, em São Paulo. Na cidade, continuam ativas as lojas do Iguatemi e do Market Place, além da famosa unidade do Conjunto Nacional.

“Desde março de 2020, devido a todas as restrições impostas pela crise da Covid-19, iniciamos negociações com todos os nossos locadores para que tivéssemos condições comerciais adequadas à nova realidade e pudéssemos manter nossas lojas de maneira sustentável. Apesar dos esforços de todos os lados, o prolongamento da crise e a falta de previsibilidade nos fez tomar a decisão”, disse a empresa por meio de nota.

Os problemas da Cultura começaram em 2016 e vêm se agravando ano a ano, com atrasos no pagamento a editoras, o que obrigou a empresa a recorrer a um pedido de recuperação judicial. Com a pandemia, as coisas pioraram ainda mais.

“Parte importante do faturamento das lojas vinha de eventos, noites de autógrafos, atividades culturais, gastronômicas e obviamente de contato social. Infelizmente, não acreditamos que tais atividades voltarão com força ainda em 2021.”

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho