No mês em que o educador Paulo Freire completaria 100 anos (19 de setembro), uma série de encontros virtuais vão discutir o legado do intelectual brasileiro mais citado em estudos acadêmicos em todo o mundo.
As lives têm início nesta terça-feira (31), às 18h, reunindo Nita Freire, Donaldo Macedo, Alipio Casali e Marcio Campos, com transmissão pelo YouTube. Eles vão debater a partir do tema “A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire”.
Até 18 de setembro, nomes como Mario Sérgio Cortella, Luis Antonio Simas e Flávio Dino vão discutir a obra e o legado do professor pernambucano. Um portal colaborativo, criado para reunir imagens, criações artísticas e todo tipo de homenagem ao Patrono da Educação Brasileira também deve entrar no ar em breve.
Relançamentos
Ainda neste ano, a Paz & Terra, selo da Record, lança 26 títulos do autor, entre inéditos, edições comemorativas e reedições com novo projeto gráfico reunidas em boxes temáticos.
Em setembro, a editora lança edição especial de Pedagogia do oprimido, maior best-seller de Freire, e o kit temático Contra a malvadez neoliberal: A politicidade de Paulo Freire, que reúne as obras Política e educação, À sombra desta mangueira, Educação como prática da liberdade e Direitos humanos e educação libertadora.
Considerado Patrono da Educação no Brasil, Paulo Freire, escreveu dezenas de livros, entre eles, Pedagogia do oprimido, a terceira obra de ciências sociais e humanas mais citada no mundo, de acordo com a London School of Economics.
Ao longo de sua história, Paulo Freire recebeu mais de 100 títulos de doutor honoris causa, de diversas universidades nacionais e estrangeiras, além de inúmeros prêmios, como Educação para a Paz, da Unesco, e Ordem do Mérito Cultural, do governo brasileiro. Integra o International Adult and Continuing Education Hall of Fame e o Reading Hall of Fame.
Programação:
31 de agosto, às 18h
Nita Freire, Alipio Casali, Donaldo Macedo, Marcio Campos
Mediação: Cintia Barreto
A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire
8 de setembro, às 18h
Sonia Couto e Clecio Bunzen
Mediação: Georgina Martins
Conheça para multiplicar: Palestra da “Pedagogia Freireana”
14 de setembro, às 18h
Nita Freire e Mario Sérgio Cortella
Mediação: Livia Vianna
Os ensinos de Paulo Freire pelo mundo: uma visão sobre o alcance do trabalho de Paulo Freire e como alcançou diversos países
17 de setembro, às 18h
Flavio Dino e Luis Antonio Simas
Mediação: Livia Vianna
A liberdade, a verdade e a autenticidade dos sujeitos: uma conversa sobre Pedagogia da Autonomia
18 de setembro, às 17h
Amara Moira e Debora Diniz
Mediação: Livia Vianna
Roda de Conversa: por que a Pedagogia do Oprimido segue fundamental?