Ao longo de 2020, o arquiteto Miguel Pinto GuimarĂŁes realizou diversas entrevistas remotamente com personalidades das mais diversas áreas, em lives no Instagram. Esse material foi editado em Quarenta e quatro em quarentena, livro recĂ©m-publicado pela IntrĂnseca. O autor conversou com a jornalista Cora RĂłnai sobre a obra. A live foi gravada na Livraria Travessa e será transmitida nesta quarta-feira (23), Ă s 18h, pelo Facebook e YouTube da IntrĂnseca.
A ideia original de Guimarães era discutir questões envolvendo arquitetura e urbanismo, mas o projeto acabou cobrindo uma série de temas debatidos com figuras de grande destaque em várias áreas, como Gilberto Gil, Fernando Henrique Cardoso, Sonia Guajajara, Regina Casé, Guga Chacra, Pedro Malan, Marina Silva, Teresa Cristina, Gregorio Duvivier e muitos outros.
EstĂŁo no livro as divagações sobre o que seria o tĂŁo falado novo normal, os desafios de se manter produtivo em tempos turbulentos, a conjuntura polĂtica do paĂs, as alternativas sustentáveis para a economia, a trajetĂłria dos movimentos negros e a situação dos povos indĂgenas, alĂ©m da histĂłria do samba, o papel do humor no cotidiano, o significado do envelhecimento e o impacto de uma pandemia em nossa percepção do que Ă© ser humano.
Miguel Pinto Guimarães é arquiteto e urbanista formado pela FAU/UFRJ. É titular do escritório MPG Arquitetos Associados, inaugurado em 2003. Com mais de 27 anos de carreira, já assinou cerca de 800 projetos em todo o Brasil e no exterior, muitos deles premiados nacional e internacionalmente. Publicou diversas crônicas e artigos ao longo dos últimos anos no jornal O Globo e nas revistas Casa Vogue e Bamboo, sobre urbanismo, cidades, arquitetura e cultura.