🔓 Lira Neto conta saga de judeus em novo livro

"Arrancados da terra", que será publicado em fevereiro, descreve a grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas
Lira Neto, autor de “Arrancados da terra”
21/01/2021

Em fevereiro, a Companhia das Letras publica o novo livro de Lira Neto. Arrancados da terra descreve a grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, e ajudaram a construir Nova York.

Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma viagem iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.

Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. O autor entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América.

Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista, escritor, mestre em comunicação e semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando em história pela Universidade do Porto, Portugal, ganhou o prêmio Jabuti em quatro ocasiões na categoria melhor biografia. Publicou, entre outros livros, Padre Cícero (2009), vencedor do Jabuti em 2010, a trilogia Getúlio (2012-14), cujo segundo volume foi premiado em 2014, Uma história do samba (2017) e Maysa (2017).

Arrancados da Terra
Lira Neto
Companhia das Letras
424 págs.
Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho