Em fevereiro, a Companhia das Letras publica o novo livro de Lira Neto. Arrancados da terra descreve a grande travessia dos pioneiros que formaram a primeira comunidade judaica das Américas, no Recife, e ajudaram a construir Nova York.
Em setembro de 1654, um grupo de 23 refugiados desembarcou em Nova Amsterdam, colônia holandesa na costa oriental da América do Norte. Eram homens e mulheres, adultos e crianças, possivelmente sobreviventes de uma viagem iniciada meses antes nas praias de Pernambuco. Exaustos, esfarrapados e sem dinheiro, fugiam da Inquisição, reavivada nas capitanias do Nordeste depois da vitória luso-brasileira na guerra contra a ocupação holandesa.
Os primeiros judeus da ilha de Manhattan, assim como seus parentes e antepassados sefarditas ibéricos, enfrentaram uma sucessão dramática de dificuldades e privações até encontrar a terra prometida no Novo Mundo. O autor entrelaça as biografias desses judeus pioneiros à crônica de grandes acontecimentos que ajudaram a moldar o Brasil e a América.
Lira Neto nasceu em Fortaleza, em 1963. Jornalista, escritor, mestre em comunicação e semiótica pela PontifÃcia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorando em história pela Universidade do Porto, Portugal, ganhou o prêmio Jabuti em quatro ocasiões na categoria melhor biografia. Publicou, entre outros livros, Padre CÃcero (2009), vencedor do Jabuti em 2010, a trilogia Getúlio (2012-14), cujo segundo volume foi premiado em 2014, Uma história do samba (2017) e Maysa (2017).