🔓 Laurentino Gomes fala sobre a série Escravidão nesta terça

Escritor paranaense participa do programa “Sempre Um Papo”, às 19h, que tem transmissão gratuita pelo Instagram, Facebook e Twitter
Laurentino Gomes, autor de “Escravidão”
06/07/2021

O jornalista e escritor Laurentino Gomes é a atração do programa “Sempre Um Papo” desta terça-feira, às 19h, com transmissão gratuita pelas redes sociais do projeto. Laurentino fala sobre seu mais recente livro, Escravidão — Da Corrida Do Ouro Em Minas Gerais Até A Chegada Da Corte De Dom João Ao Brasil. Trata-se do segundo volume da trilogia em que o autor conta a história da escravidão no Brasil.

Este segundo volume concentra-se no século 18, auge do tráfico negreiro no Atlântico, ocasionado pela descoberta das minas de ouro e diamantes em território brasileiro e pelo crescimento, em outras regiões da América, do cultivo de cana-de-açúcar, arroz, tabaco, algodão e outras lavouras e atividades que faziam uso intensivo de mão de obra africana escravizada.

O livro se concentra no cenário do Brasil, que se tornou o maior território escravista do ocidente naquela época, ao contrário do primeiro volume, cujo foco foi a África.

“Entre outros aspectos, procuro descrever a violência e as formas de trabalho no cativeiro, a família escrava, as irmandades e práticas religiosas, o papel das mulheres, as fugas, revoltas e formação de quilombos e outras formas de resistência contra o regime escravista”, afirma o autor.

Laurentino Gomes é paranaense de Maringá e sete vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura. Escreveu os livros 1808, sobre a fuga da corte portuguesa de dom João para o Rio de Janeiro (eleito Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras); 1822, sobre a Independência do Brasil; e 1889, sobre a Proclamação da República, além de O caminho do peregrino, em coautoria com Osmar Luduvico da Silva.

Escravidão — Da Corrida Do Ouro Em Minas Gerais Até A Chegada Da Corte De Dom João Ao Brasil
Laurentino Gomes
Globo Livros
512 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho