Os monumentos públicos e as pixações no espaço urbano, o uso de bandeiras em manifestações de rua e na arte contemporânea e a censura a exposições são alguns dos temas dos 13 ensaios reunidos em O artista improdutivo, da escritora e artista visual Laura Erber que a Âyiné acaba de publicar.
O livro traz artigos e ensaios escritos entre 2015 e 2020, alguns deles publicados em revistas acadêmicas, suplementos culturais e revistas digitais. O ensaio inédito que dá tÃtulo ao volume trata do lugar do trabalho na sociedade, na arte e no mercado artÃstico contemporâneo, percorrendo os temas do ócio, do produtivismo e da mercantilização do imaterial.
Há também textos sobre pintores negros do século 19 e sobre a obra da artista contemporânea Rosana Paulino. Erber também reconstitui a trajetória intelectual do crÃtico Mário Pedrosa e da galerista Ileana Sonnabend.
Laura Erber é escritora, artista visual e professora visitante da Universidade de Copenhague. Publicou Os corpos e os dias, Ghérasim Luca, Esquilos de Pavlov e Mesa de inspecção do açúcar e tabaco. Entre outras instituições, realizou exposições na Fundação Miró, em Espanha, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Skive Ny Kunstmuseum, na Dinamarca. É cofundadora da Zazie Edições.