O poeta Lêdo Ivo, recentemente falecido, recebe homenagem no próximo dia 25 na Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira de número 10 quando eleito imortal, em 1986. Uma mesa redonda discute sua obra e conta com a presença de Antonio CÃcero, Ivan Junqueira, Antônio Carlos Secchin, a professora Luiza Nóbrega e o poeta e tradutor espanhol MartÃn López-Vega.
Além da homenagem da ABL, dois lançamentos simultâneos relembram o poeta. O aluno relapso/Afastem-se das hélices, que sai pela editora Apicuri, traz poemas que remetem às lembranças de infância, reflexões sobre a criação poética, reminiscências literárias, impressões de viagens e confissões. Acompanha-o ilustrações do filho do poeta, o pintor Gonçalo Ivo.
Já Mormaço (Contra Capa Editora) apresenta 120 poemas e foi lançado inicialmente na Espanha em março de 2011, com o tÃtulo de Calima. A edição brasileira traz ainda 42 pinturas do artista norte-americano Steven Alexander. O livro foi resenhado na edição de março do Rascunho. Leia a resenha aqui.
Ambos os livros serão lançados no dia 26 de abril, a partir das 19 horas, na Livraria Argumento, Rua Dias Ferreira 417, Leblon, no Rio de Janeiro.
Lêdo Ivo era poeta, romancista, cronista, ensaÃsta e jornalista. Nasceu no dia 18 de fevereiro de 1924, em Maceió (AL), e faleceu em 23 de dezembro de 2012 na Sevilha (Espanha). Formou-se advogado pela antiga Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, mas nunca exerceu a profissão. Estreou na literatura em 1944, com os poemas de As imaginações. Além dos livros de poesia, publicou romances, contos, crônicas e ensaios, traduzidos e publicados em diversos idiomas, como italiano, espanhol e inglês. Em 1986, foi eleito para a Cadeira nº. 10 da Academia Brasileira de Letras.