No dia 14 (quinta-feira), o escritor e colunista do Rascunho José Castello lança Sábados inquietos (Leya) na Livraria Travessa do Shopping Leblon, no Rio de Janeiro (RJ).
Reunião de cem das mais de 250 colunas publicadas no caderno “Prosa”, do jornal O Globo, pelo crítico literário, a obra fala sobre “a arte como expressão da loucura ou (…) como opção pela loucura”, sobre o que é literatura, sobre crônicas e sobre a leitura que nada mais é do que “errar, vacilar e fugir”. Sempre guiado por seus impulsos, intuições e conhecimentos literários, as críticas de Castello — vencedor do Jabuti pelo romance Ribamar (Bertrand) — são publicadas aos sábados e possuem um leque de personagens e histórias sobre a literatura e seus principais expoentes.
Apesar de seus inúmeros textos sobre o assunto, José Castello não se considera um crítico literário, mas sim apenas um ávido leitor comum que sofre e viaja com os livros. Por isso, Sábados inquietos é composto por leituras críticas que lhe tiram o sono. Castello já apresentou textos que perpassaram por autores como Machado de Assis, Hilda Hilst, Lewis Carroll, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, Kafka e muitos outros.
Serviço
Lançamento de Sábados inquietos, de José Castello
Dia 14 de março (quinta-feira), às 19h.
Local: Livraria Travessa do Shopping Leblon (Rio de Janeiro – RJ)
Contato: (21) 3138-9600