🔓 Karl Ove Knausgaard lança livro de ensaios

Dez anos após concluir a série “Minha luta”, norueguês reúne textos em que analisa obras de outros artistas, como Knut Hamsun e Michel Houellebecq
Karl Ove Knausgaard, autor da série “Minha Luta”
09/01/2021

Dez anos após terminar a saga de seis livros autobiográficos Minha luta, o norueguês Karl Ove Knausgaard lançou nesta semana uma coleção de ensaios que cobre literatura, arte contemporânea, fotografia, escrita da natureza e reflexões soltas sobre o cosmos.

Ainda sem tradução no Brasil, In the land of the cyclops (na versão em inglês, traduzida por Martin Aitken) traz textos sobre o compatriota Knut Hamsun, o romancista Michel Houellebecq, o filósofo Søren Kierkegaard e o romance Madame Bovary, do francês Gustav Flaubert, entre outros autores e livros.

Além dos textos sobre artistas, de diversas áreas, Karl Ove escreve também sobre experiências pessoais: seus encontros com a Aurora Boreal, o nascimento de sua filha e viagens para a praia com seus quatro filhos. O que tem sido criticado é o tom filosófico dado pelo romancista aos temas sobre os quais escreve.

O crítico inglês Rob Doyle comparou Karl Ove ao personagem Gwyn Barry, do romance A informação, de Martin Amis, que, “beneficiado pelo sucesso repentino, começa a olhar performativamente para maçãs e pedras”.

Karl Ove Knausgaard é considerado o mais importante escritor norueguês de sua geração. Venceu vários prêmios em seu país e a série Minha Luta, composta por seis romances em que descreve a própria vida, tornou-se um fenômeno, sendo considerado um dos grandes feitos literários do século 21.

In the land of the cyclops
Karl Ove Knausgaard
Trad.: Martin Aitken
Archipelago
350 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho