A jornalista e escritora baiana Joselia Aguiar é convidada desta segunda-feira (9) do programa “Segundas Intenções”, promovido pela Biblioteca de São Paulo. O bate-papo acontece a partir das 19h e será conduzido pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto.
Joselia vai falar sobre Jorge Amado: Uma biografia, livro em que relata a trajetória do autor de Mar morto e que venceu o Prêmio Jabuti em 2019.
Jornalista e doutora em História pela Universidade de São Paulo, Joselia foi curadora da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nas edições de 2017 e 2018 e atualmente dirige a Biblioteca Mário de Andrade, uma das mais importantes do País, onde divide seu tempo entre a curadoria e a gestão do espaço.
A ideia de escrever sobre a vida e obra de Jorge Amado teve início ao receber um convite feito pelo jornalista e editor Alcino Leite Neto. O resultado final reúne 640 páginas que incluem manuscritos inéditos de Amado, documentos raros e uma pesquisa extensa que envolveu viagens aos Estados Unidos e à Europa.
Como ela prefere definir em entrevistas, o livro é “uma” biografia, e não “a” biografia. A narrativa traz seu olhar sobre o escritor, amigo de personalidades famosas como Sartre e Saramago e cuja obra foi traduzida para dezenas de idiomas.