🔓 José Luiz Tahan fala sobre sua relação com os livros no “Sempre um Papo”

Ele conta histórias de seu primeiro livro, “Um intrépido livreiro nos trópicos — Crônicas, causos e resmungos”, no próximo sábado (22), às 11h, em BH
JosĂ© Luiz Tahan, que participa do projeto “Sempre um Papo” neste sábado (22), Ă s 11h, em Belo Horizonte
19/07/2023

Em edição especial, o projeto “Sempre Um Papo” recebe neste sábado (22) José Luiz Tahan, que fala sobre seu livro Um intrépido livreiro nos trópicos — Crônicas, causos e resmungos. O bate-papo tem início às 11h na Quixote Livraria (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi, Belo Horizonte), que comemora 20 anos de atuação.

Em seu livro de estreia, Tahan reúne histórias vividas ao longo de 32 anos de profissão, muitas delas atrás do balcão de uma livraria de rua em Santos (SP) — e outras tantas derivadas dos desdobramentos deste ofício.

Tahan está há mais de 20 anos à frente da Livraria Realejo, dividindo-se entre indicações de títulos e cafés nas mesas que ocupam a calçada do bairro Gonzaga, um dos mais tradicionais de Santos.

Nascido em Santos, José Luiz Tahan iniciou na profissão de livreiro quase que por acaso. Em busca do primeiro emprego, levou sua pasta de desenhos e preencheu fichas em lojas de departamentos, locadoras de filmes, lojas de fotografias e, finalmente, na Livraria Iporanga, da qual se tornaria não só funcionário, mas também sócio anos depois.

Em paralelo, no início dos anos 2000, manteve uma livraria dentro de uma faculdade de Filosofia, com a porta aberta para a rua. A experiência deu origem à Realejo Livros, inaugurada em 2003, no bairro do Gonzaga: uma livraria de rua com bar-café, que rapidamente se tornou um espaço de efervescência cultural em Santos.

Serviço:
Sempre Um Papo
José Luiz Tahan
Dia 22 de julho, sábado, das 11h às 13h
Local: Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274)

Rascunho

O Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho