O pernambucano José Luiz Passos venceu ontem (4) o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em LÃngua Portuguesa, recebendo o total de R$ 100 mil com O sonâmbulo amador (Alfaguara), pelo Grande Prêmio e na categoria Romance.
Essa coisa brilhante que é a chuva (Record), da gaúcha CÃntia Moscovich, ganhou na categoria Conto/Crônica, enquanto Sentimental (Companhia das Letras), do carioca Eucanaã Ferraz, foi premiado em Poesia. Os dois autores receberam R$ 50 mil cada.
Na categoria Romance, Passos concorria com Daniel Galera (Barba ensopada de sangue) – vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2013 -, Miguel Sanches Neto (A máquina de madeira) e o angolano Valter Hugo Mãe (O filho de mil homens), vencedor do Portugal Telecom em 2012.
Em Conto/Crônica, disputavam ainda Noemi Jaffe (A verdadeira história do alfabeto), Tércia Montenegro (O tempo em estado sólido) e Sérgio Sant’Anna (Páginas sem glória). Paulo Henriques Britto (Formas do nada), Antonio Cicero (Porventura) e Angélica Freitas (Um útero é do tamanho de um punho) eram os outros três finalistas em Poesia.
Durante a cerimônia de entrega do prêmio foi lançado o Livro das palavras, organizado pela curadora do Portugal Telecom, Selma Caetano, e pelo colunista do Rascunho José Castello, que reúne entrevistas e ensaios sobre a obra de 27 ganhadores do prêmio, que chega agora à 11ª edição.
Leia na próxima edição do Rascunho Inquérito com José Luiz Passos.