🔓 José Castello ministra a oficina virtual “Estúdio do conto”

Nas aulas, que começam em 9 de setembro e se estendem até dezembro, cronista do “Rascunho” orienta alunos na criação de uma narrativa breve
José Castello ministra a oficina “Estúdio do conto”
30/08/2021

O Instituto Estação das Letras promove, a partir de 9 de setembro, o “Estúdio do conto”, ministrado por José Castello. Nas aulas virtuais, que se estendem até 16 de dezembro, sempre às quintas-feiras, das 19h às 21h, o cronista do Rascunho orienta os alunos na criação de uma narrativa breve. Inscreva-se aqui ou por meio do [email protected].

No primeiro encontro, o participante já deve apresentar um esboço — sem tamanho determinado — do que virá a se tornar um conto. “Imperfeito, incompleto, precário, não importa”, comenta Castello, que tem o objetivo de acompanhar seus estudantes desde o momento inicial da escrita.

Ao final da oficina, que tem desconto de 30% para professores e estudantes universitários, a ideia é que todos os participantes tenham uma narrativa breve finalizada, após um processo em que cada criação individual será discutida e esmiuçada.

Carioca radicado em Curitiba (PR), José Castello é autor dos livros Sábados inquietos (2013), Ribamar (2010) e Vinicius de Moraes: o poeta da paixão (1994), entre outros. Ganhou o Prêmio Jabuti pelos dois últimos, nas categorias Romance e Ensaio e Biografia, respectivamente.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho