(02/11/20)
A programação da Festa Literária de Paraty (Flip) deste ano, a primeira totalmente online desde sua criação, tem sido divulgada a conta-gotas pela organização do evento. O mais recente nome a ser confirmado é o do norte-americano Jonathan Safran Foer, autor do romance Tudo se ilumina.
Ele vai se juntar aos autores Bernardine Evaristo, Pilar Quintana, Itamar Vieira Junior (cronista do Rascunho), Eileen Myles, Regina Porter e Jeferson Tenório, que já haviam sido confirmados.
Além de romancista, Foer é também autor de livros de não ficção, como Comer animais, em que discute vegetarianismo e o abate de animais, e Nós somos o clima, que deve ser o tema central de sua fala na Flip.
Jonathan Safran Foer nasceu em Washington, DC, em uma família judia. Atualmente, vive no Brooklin e leciona na Universidade de Nova York. O segundo romance de Foer, Extremamente alto e incrivelmente perto, publicado em 2005, ele usa 11 de Setembro como pano de fundo para a história de Oskar Schell, que aprende a lidar com a morte de seu pai no World Trade Center. Os livros de Foer são publicados no Brasil pela Rocco.
Prejudicada pela pandemia do novo coronavírus, a Flip também sofreu turbulências internas com a saída da curadora Fernanda Diamant, que havia sido criticada por indicar a poeta americana Elizabeth Bishop como homenageada do evento. Bishop, que morou no Brasil, teria sido simpática ao regime militar e feito críticas aos costumes do país.
Agora, com o novo formato na internet, a Flip decidiu que a edição deste ano não terá curador nem autor homenageado.