🔓 Joan Didion em dose dupla

“O álbum branco” e “O ano do pensamento mágico”, publicados com novos projetos gráficos, retratam eventos e personagens que marcaram a cultura americana
Joan Didion, autora de “O albúm branco”
29/04/2021

Dois importantes livros da norte-americana Joan Didion ganharam reedições pela editora  HarperCollins. O álbum branco, fora de catálogo há mais de 30 anos, e O ano do pensamento mágico são publicados agora com novas capas e projetos gráficos.

Publicado pela primeira vez em 1979, O álbum branco só teve uma edição brasileira em 1987. A obra retrata os absurdos e as paranoias que marcaram o cotidiano americano dos anos 1960 e 1970. Da família Manson aos Panteras Negras, Joan Didion traça em minuciosos detalhes um mosaico jornalístico dos eventos e personagens inusitados que marcaram a cultura de massa como conhecemos hoje.

Já em O ano do pensamento mágico, vencedor do National Books Awards, a jornalista relembra o instante mais transformador de sua vida: a perda repentina do marido na véspera do Ano-Novo de 2003. Somado à preocupação com a única filha, então em coma induzido no hospital, Joan reflete sobre o luto, os vivos e os mortos, num registro tanto confessional como jornalístico.

Pioneira do que se acostumou a chamar de “novo jornalismo” americano, Joan Didion é uma das jornalistas mais aclamadas dos EUA. Sua história e trabalho foram tema do aclamado documentário da Netflix Joan Didion: The center will not hold, dirigido por seu sobrinho, o ator Griffin Dunne, em 2017.

Nascida em 1934, em Sacramento, na Califórnia, Joan estudou Inglês em Berkeley e ganhou um concurso de ensaios patrocinado pela revista Vogue, onde trabalharia por mais de uma década. Em 2005, ganhou a medalha de ouro da American Academy of Arts & Letters na categoria Criticism and Belles Lettres e o National Book Award.

Em 2007, recebeu a Medalha por Contribuição Distinta às Letras Americanas da National Book Foundation. Em 2013, Joan ganhou a National Medal of Arts and Humanities do ex-presidente Barack Obama, e o PEN Center USA’s Lifetime Achievement Award. Atualmente ela mora em Nova York.

O álbum branco
Joan Didion
Trad.: Camila Von Holdefer 
HarperCollins
256 págs.
O ano do pensamento mágico
Joan Didion
Trad.: Marina Vargas
HarperCollins
240 págs.
Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Rascunho