(09/11/2020)
O Itaú Cultural, a PUC-Rio e a consultora JCastilho lançaram nesta segunda-feira (9) o site O Brasil que Lê. Por meio da plataforma, brasileiros de todo o país podem inscrever projetos que promovem e incentivam a leitura. O objetivo é mapear e refletir sobre aspectos sociais, educacionais, econômicos e tecnológicos dessas iniciativas da sociedade brasileira em favor da leitura e do conhecimento.
O projeto será discutido em uma apresentação online, nesta segunda, das 11h às 12h, com a participação de Gilda Carvalho, diretora do iiLer/PUC-Rio, José Castilho, diretor da JC Castilho, e Denise Ramalho, coordenadora do grupo de pesquisa. A mediação é do gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura, Claudiney Ferreira. Neste link.
O levantamento parte do princípio de que estas ações de incentivo à leitura se multiplicam, de forma anônima, em escolas, bibliotecas, associações de moradores, praças, igrejas e espaços variados. Elas incentivam a formação e mediação da leitura, fomentando a sustentabilidade cultural e crítica dos cidadãos.
Assim, o levantamento busca mapear, sistematizar e analisar as metodologias, tecnologias e práticas de incentivo à leitura empregadas em projetos desenvolvidos por estes agentes, captadas em bases de dados de diversas instituições, de modo a explorar e reconhecer as melhores experiências do gênero nos últimos anos no Brasil.
Esta ação se soma a iniciativas como a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior e mais completo estudo sobre os hábitos de leitura no país, cuja quinta edição foi realizado em conjunto pelo Instituto Pró Livro e o Itaú Cultural, lançada em setembro.
A captação de projetos no site do Brasil que Lê será realizada até 15 de janeiro de 2021. A partir daí, os pesquisadores da PUC-Rio utilizarão questionários e entrevistas virtuais, avaliando, ainda, a possibilidade de realização de visitas locais aos projetos de acordo com as condições sanitárias e de saúde decorrentes da pandemia da Covid-19.
Estima-se analisar pelo menos mil projetos de leitura, no decorrer de um ano, permitindo um mapeamento histórico, geográfico e social dessas ações. Por fim, a pesquisa apresentará um levantamento completo de práticas, perfis e uso de tecnologias de informação e comunicação em promoção de leitura.