Instituto Quindim promove curso sobre Walter Benjamin

Ministradas pela escritora e psicanalista Ninfa Parreiras e a antropóloga Carolina Parreiras, as aulas têm início nesta segunda-feira (27)
O ensaísta e filósofo alemão Walter Benjamin
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on telegram
25/09/2021

O Instituto de Leitura Quindim promove o curso “Desamparo, infância e literatura — Diálogo com a obra de Walter Benjamin”, a partir desta segunda-feira (27). As aulas, ministradas pela escritora e psicanalista Ninfa Parreiras e pela antropóloga Carolina Parreiras, acontecem em cinco encontros online, sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h. As inscrições são realizadas no site do Quindim.

Por meio de leituras dos textos do filósofo alemão Walter Benjamin, o curso irá analisar as obras literárias contemporâneas para compreender como é representado o desamparo infantil e como palavras, imagens e brinquedos podem servir de metáforas. Serão abordados temas como sociedade, cultura, brincadeira, subjetividade, ficção versus realidade e criação.

As aulas serão divididas nos seguintes módulos: “Vida e obra de Walter Benjamin: sua relação com as artes, a filosofia, a cultura, a sociedade”; “O livro, o brinquedo, a narrativa, a rádio na obra de Walter Benjamin”; “O desamparo: uma leitura psicanalítica e sociológica; Como se apresenta o desamparo nas obras literárias em prosa”; e “Como se apresenta o desamparo nas obras literárias em poesia”.

Ninfa Parreiras é mineira, mas vive no Rio de Janeiro, onde se dedica a diferentes áreas que transitam entre literatura e psicanálise. Atua como professora, psicanalista e consultora de programas de leitura, além de ter mais de 10 obras publicadas para crianças e jovens e cinco ensaios para adultos sobre literatura e psicanálise. Tem textos publicados em revistas e jornais nacionais e internacionais.

Carolina Parreiras é é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005), onde também cursou mestrado em Antropologia Social e doutorado em Ciências Sociais. Como parte do doutorado, foi uma das participantes do Summer Doctoral Programme, promovido anualmente pelo Oxford Internet Institute da Universidade de Oxford, da Inglaterra.

Rascunho

Rascunho foi fundado em 8 de abril de 2000. Nacionalmente reconhecido pela qualidade de seu conteúdo, é distribuído em edições mensais para todo o Brasil e exterior. Publica ensaios, resenhas, entrevistas, textos de ficção (contos, poemas, crônicas e trechos de romances), ilustrações e HQs.

Últimas edições

Publicidade

Publicidade