O Instituto de Leitura Quindim promove o curso “Desamparo, infância e literatura — Diálogo com a obra de Walter Benjamin”, a partir desta segunda-feira (27). As aulas, ministradas pela escritora e psicanalista Ninfa Parreiras e pela antropóloga Carolina Parreiras, acontecem em cinco encontros online, sempre às segundas-feiras, das 20h às 22h. As inscrições são realizadas no site do Quindim.
Por meio de leituras dos textos do filósofo alemão Walter Benjamin, o curso irá analisar as obras literárias contemporâneas para compreender como é representado o desamparo infantil e como palavras, imagens e brinquedos podem servir de metáforas. Serão abordados temas como sociedade, cultura, brincadeira, subjetividade, ficção versus realidade e criação.
As aulas serão divididas nos seguintes módulos: “Vida e obra de Walter Benjamin: sua relação com as artes, a filosofia, a cultura, a sociedade”; “O livro, o brinquedo, a narrativa, a rádio na obra de Walter Benjamin”; “O desamparo: uma leitura psicanalítica e sociológica; Como se apresenta o desamparo nas obras literárias em prosa”; e “Como se apresenta o desamparo nas obras literárias em poesia”.
Ninfa Parreiras é mineira, mas vive no Rio de Janeiro, onde se dedica a diferentes áreas que transitam entre literatura e psicanálise. Atua como professora, psicanalista e consultora de programas de leitura, além de ter mais de 10 obras publicadas para crianças e jovens e cinco ensaios para adultos sobre literatura e psicanálise. Tem textos publicados em revistas e jornais nacionais e internacionais.
Carolina Parreiras é é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2005), onde também cursou mestrado em Antropologia Social e doutorado em Ciências Sociais. Como parte do doutorado, foi uma das participantes do Summer Doctoral Programme, promovido anualmente pelo Oxford Internet Institute da Universidade de Oxford, da Inglaterra.